Joseph Goebbels e uma de suas frases de impacto. |
O tema se refere a
forma como Joseph Goebbels e Hitler usaram os meios de comunicação para
conseguirem com sucesso um número enorme de fiéis seguidores do
nazismo, para assim alcançarem seus objetivos ambiciosos, levando em
conta esse fato nos referimos ao Rádio, cinema e mídia impressa como
armas. A televisão já havia chegado até a Alemanha e tinha seu
potencial reconhecido por Joseph Goebbels, porém ele acreditava que os
meios mais tradicionais faziam mais impacto por tanto não foi utilizado
da mesma forma que os demais.
A analise do tema parte do
paradigma Funcionalista Citado por Sandro Takeshi Munataka- Mestre em
Comunicação pela USCS, com Especialização em Comunicação Empresarial
pela UMESP, graduado em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero e
em Processos Gerenciais pela FGV. Designer Instrucional na UNIFESP pelo
projeto COMFOR. Autor do livro: Teorias da Comunicação nos Estudos de
Relações Públicas Publicado em 2011 –
O Funcionalismo pode ser
compreendido como uma corrente teórica, com base no pensamento
sociológico, no qual os processos sociais são estruturados em sistemas,
tendo em vista a manutenção e funcionamento da sociedade de forma
equilibrada, mas também podendo ser usada de forma oposta causando
efeitos contrários . Partindo desse ponto abordamos um vertente do
funcionalismo o Mass Media , esse termo se refere o principais meios de
comunicação de massa e como eles podem produzir informação e agregar na
disseminação de cultura para a sociedade, mas se usados da mesma forma
que o partido nazista os Mass Media podem manipular e interferir
facilmente na sociedade. Atualmente os Mass Media são a TV, Rádio, Mídia
impressa, Cinema e Internet.
Porém o nosso tema se refere á
época da Segunda Guerra mundial por tanto os grandes meios se baseavam
nos três meios citados no começo do texto, Falaremos sobre a forma de
uso e importância de cada um a seguir: O Cinema teve uma função
importante, era novidade e sensação na época, foi usado por Goebbels
principalmente para fortalecer os conceitos nacionalistas introduzidos
por Hitler , um dos principais filmes produzidos com este intuito foi “O
Triunfo da Vontade” o filme era do gênero documentário que foi
estrelado por Hitler e Goebbels, lançado em 1934 em Nuremberg com a
presença de mais de 30.000 pessoas, o filme passa uma boa imagem dos
campos de concentração no Exercito Alemão, mostrando soldados cantando e
fazendo suas tarefas alegremente. O filme foi muito elogiado por suas
técnicas de filmagem, e influencia em documentários e comerciais até
hoje.
Capa do filme "O Triunfo da Vontade". |
A Mídia Impressa foi controlada pelos nazistas e teve sua
circulação de informação controlada e forçada a publicar a favor do
partido nazista, caso se recusassem os jornais seriam fechados (o mesmo
aconteceu com todos o jornais judaicos em atividade na Alemanha) o
partido nazista também realizou a compra de alguns jornais que
anunciavam exclusivamente noticias sobre o partido, outra parte incisiva
desse meio utilizado por eles foram as publicações de livros e
cartazes, em especial o livro ''MEIN KAMPF'' . Autoria direta de Adolf
Hitler foi mais uma forma de transmitir o ódio aos judeus, o
nacionalismo compulsivo e a ideia de que a guerra seria uma forma de
inserir a Alemanha como líder no cenário mundial.
O Rádio
era o meio de comunicação com a capacidade de disseminar informação com
o maior alcance na Alemanha, mas inicialmente não tinha um preço muito
acessível, porém Goebbels tendo em mente o potencial do rádio ele fez
com que a indústria diminuísse o seu custo de produção fazendo ter o
preço mais em conta para quase todas as classes da Alemanha tivessem
acesso (a marca de rádio utilizada para esse intuito foi a
Volksempfanger conhecido como o rádio do povo), sendo assim se tornando
muito popular no país atingindo um grande número de pessoas para
introduzir as teorias nazistas como o bruto nacionalismo de Alemão, que
induzia o maior recrutamento de soldados, e grande aceitação das massas.
Também era outro meio de comunicação que tinha sua produção controlada
de forma que escondia os danos a tropas alemãs e bloqueava informações
estrangeiras que eram ditas como mentiras ao povo, mas o que realmente
fez o rádio ser uma arma para os nazista foi às transmissões dos
discursos de Hitler em proporções nacionais m quase todos o lugares como
fabricas, alto-falantes pelas ruas, cervejarias, mercados e até mesmo
escolas, Hitler possuía uma excelente interlocução, e grande capacidade
persuasão, juntando isso com a visão visionaria de Goebbels no que se
referia a disseminação de informação fizeram do rádio o principal meio
para fazer a Alemanha se curvar aos seus pés e fazendo seu povo os
seguirem cegamente.
(HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO CONTEMPORÂNEA)
(HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO CONTEMPORÂNEA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário