segunda-feira, 19 de outubro de 2015

As Armas Brancas de Hitler e Goebbels.

 
Joseph Goebbels e uma de suas frases de impacto.
O tema se refere a forma como Joseph Goebbels e Hitler usaram os meios de comunicação para conseguirem com sucesso um número enorme de fiéis seguidores do nazismo, para assim alcançarem seus objetivos ambiciosos, levando em conta esse fato nos referimos ao Rádio, cinema e mídia impressa como armas. A televisão já havia chegado até a Alemanha e tinha seu potencial reconhecido por Joseph Goebbels, porém ele acreditava que os meios mais tradicionais faziam mais impacto por tanto não foi utilizado da mesma forma que os demais.
A analise do tema parte do paradigma Funcionalista Citado por Sandro Takeshi Munataka- Mestre em Comunicação pela USCS, com Especialização em Comunicação Empresarial pela UMESP, graduado em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero e em Processos Gerenciais pela FGV. Designer Instrucional na UNIFESP pelo projeto COMFOR. Autor do livro: Teorias da Comunicação nos Estudos de Relações Públicas Publicado em 2011
O Funcionalismo pode ser compreendido como uma corrente teórica, com base no pensamento sociológico, no qual os processos sociais são estruturados em sistemas, tendo em vista a manutenção e funcionamento da sociedade de forma equilibrada, mas também podendo ser usada de forma oposta causando efeitos contrários . Partindo desse ponto abordamos um vertente do funcionalismo o Mass Media , esse termo se refere o principais meios de comunicação de massa e como eles podem produzir informação e agregar na disseminação de cultura para a sociedade, mas se usados da mesma forma que o partido nazista os Mass Media podem manipular e interferir facilmente na sociedade. Atualmente os Mass Media são a TV, Rádio, Mídia impressa, Cinema e Internet.
Porém o nosso tema se refere á época da Segunda Guerra mundial por tanto os grandes meios se baseavam nos três meios citados no começo do texto, Falaremos sobre a forma de uso e importância de cada um a seguir: O Cinema teve uma função importante, era novidade e sensação na época, foi usado por Goebbels principalmente para fortalecer os conceitos nacionalistas introduzidos por Hitler , um dos principais filmes produzidos com este intuito foi “O Triunfo da Vontade” o filme era do gênero documentário que foi estrelado por Hitler e Goebbels, lançado em 1934 em Nuremberg com a presença de mais de 30.000 pessoas, o filme passa uma boa imagem dos campos de concentração no Exercito Alemão, mostrando soldados cantando e fazendo suas tarefas alegremente. O filme foi muito elogiado por suas técnicas de filmagem, e influencia em documentários e comerciais até hoje.
Capa do filme "O Triunfo da Vontade".
A Mídia Impressa foi controlada pelos nazistas e teve sua circulação de informação controlada e forçada a publicar a favor do partido nazista, caso se recusassem os jornais seriam fechados (o mesmo aconteceu com todos o jornais judaicos em atividade na Alemanha) o partido nazista também realizou a compra de alguns jornais que anunciavam exclusivamente noticias sobre o partido, outra parte incisiva desse meio utilizado por eles foram as publicações de livros e cartazes, em especial o livro ''MEIN KAMPF'' . Autoria direta de Adolf Hitler foi mais uma forma de transmitir o ódio aos judeus, o nacionalismo compulsivo e a ideia de que a guerra seria uma forma de inserir a Alemanha como líder no cenário mundial.
O Rádio era o meio de comunicação com a capacidade de disseminar informação com o maior alcance na Alemanha, mas inicialmente não tinha um preço muito acessível, porém Goebbels tendo em mente o potencial do rádio ele fez com que a indústria diminuísse o seu custo de produção fazendo ter o preço mais em conta para quase todas as classes da Alemanha tivessem acesso (a marca de rádio utilizada para esse intuito foi a Volksempfanger conhecido como o rádio do povo), sendo assim se tornando muito popular no país atingindo um grande número de pessoas para introduzir as teorias nazistas como o bruto nacionalismo de Alemão, que induzia o maior recrutamento de soldados, e grande aceitação das massas. Também era outro meio de comunicação que tinha sua produção controlada de forma que escondia os danos a tropas alemãs e bloqueava informações estrangeiras que eram ditas como mentiras ao povo, mas o que realmente fez o rádio ser uma arma para os nazista foi às transmissões dos discursos de Hitler em proporções nacionais m quase todos o lugares como fabricas, alto-falantes pelas ruas, cervejarias, mercados e até mesmo escolas, Hitler possuía uma excelente interlocução, e grande capacidade persuasão, juntando isso com a visão visionaria de Goebbels no que se referia a disseminação de informação fizeram do rádio o principal meio para fazer a Alemanha se curvar aos seus pés e fazendo seu povo os seguirem cegamente. 

(HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO CONTEMPORÂNEA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário