sábado, 17 de outubro de 2015

Comunicação Mundial.

SILVA, Sandro Takeshi Munakata da. Panorama das Teorias da Comunicação IN SILVA, Sandro Takeshi Munakata da. Teorias da comunicação nos estudos de relações públicas, [recurso eletrônico], Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011, p. 8 – 43

     Esta resenha tem como referência o livro Teorias da Comunicação nos Estudos de Relações Públicas, escrito por Sandro T. M. da Silva. Este livro é dividido em três capítulos, sendo eles: Panorama das Teorias da Comunicação, no qual se baseia essa resenha, Teorias em Relações Públicas e Aproximações dos Estudos Teóricos de Relações Públicas das Teorias da Comunicação. A obra é destinada principalmente para estudantes de comunicação social.
     Sandro Takeshi Munakata da Silva, o autor do livro é mestre em Comunicação pela USCS, com Especialização em Comunicação Empresarial pela UMESP, graduado em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero e em Processos Gerenciais pela FGV. Designer Instrucional na UNIFESP pelo projeto COMFOR.
    No capítulo um, ele destaca a divergência de opiniões entre pesquisadores sobre a questão de existir diversas teorias da comunicação ou tão poucas. Cita sobre um certo espanto e curiosidade na indagação colocada por Luiz C. Martinho e transcreve as reflexões dos autores americanos Charles R. Berger e Robert T. Craig com base na opinião de Martinho. Para Berger, existe uma dificuldade para disseminar estudos mais teóricos, enquanto para Craig, os estudos da área permitem que haja um aumento na massa crítica, fazendo com que outras teorias sejam desenvolvidas, contribuindo assim para o desenvolvimento da área.
     As Teorias da Comunicação são apresentadas em paradigmas, sendo eles: Paradigma Funcional Pragmático, Paradigma Crítico, Paradigma Matemático Informacional, Paradigma Culturológico, Paradigma Midiológico Tecnológico e Paradigma Linguístico Semiótico.
Dentro dessas questões abordadas por esse paradigma, dentro da teoria “Hipótese dos usos e das gratificações” destacaremos o uso do Mass Media, que são os meios de comunicação utilizados para a propagação das informações, onde estas são destinadas a um público específico, produzindo mensagens para as mais diversas finalidades. O Mass Media se aprofunda em estudos específicos sobre determinado público, para assim atingi-lo, de forma que faça com que o público sinta necessidade de adquirir o produto. 
    O Paradigma Matemático Funcional consiste em utilizar as ciências exatas, baseando-se principalmente em funções matemáticas. Sandro Takeshi Munakata, o autor do livro, também cita conceitos chaves da comunicação de massa como Newsmaking e Gatekeeper; Newsmaking estudo que tenta explicar, a forma que elaboradas as notícias, tentando analisar os caminhos e as regras que os meios de comunicação utiliza-se para contar determinado acontecimento e Gatekeeper é um conceito que se trata do formador de opinião, mesmo que informal, que tem a capacidade de influenciar decisões de uma pessoa ou um grupo de pessoas.
    Já o paradigma crítico aproxima as pesquisas sociológicas às reflexões sobre temas como a cultura, étnica, psicologia e a psicanálise de Freud e tem uma visão oposta às soluções simples conquistadas pelos estudos empíricos e matemáticos.
Também importante citar as teorias do Paradigma Culturológico que vem de grandes autores e estudiosos da comunicação como Edgar Morin, Roland Barthes, Richard Hoggard e Martín-Barbero. Dentro do paradigma culturológico todos os citados aparentam chegar a uma conclusão com teorias diferentes, que a cultura de massa e os meios de comunicação não manipulam, e sim podem ser um meio de complementar a cultura da sociedade ou até mesmo criar novas culturas.
    Ainda citando a cultura, encontram-se as teorias do paradigma Midiático e Tecnológico, que apresenta cada vez uma nova tecnologia é adotada causam-se inovações na forma de pensar da sociedade como concluiu McLuhan.
   O Paradigma Linguístico Semiótico aborda características importantes em uma mensagem, onde são abordadas “regras” para uma mensagem ser bem emitida e compreendida. Com conceitos abordados sobre o Paradigma Linguístico Semiótico, um dos pilares em sua Teoria da Comunicação.
    Segundo Takeshi (2011, p.43), as teorias da comunicação evoluem significativamente, ainda que haja a necessidade de criar novas metodologias para que novos estudos sejam elaborados. A comunicação engloba micro áreas, que só tem a acrescentar a formação do campo se forem estudadas como um todo.


(LINGUAGEM E PRODUÇÃO DE TEXTO)

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